h1

Principais Mares e morros do Brasil

Serra do Mar

http://www.pucsp.br/~marcio/images/parana/pr6.gif

A Serra do Mar é uma cadeia montanhosa do relevo brasileiro que se estende por aproximadamente 1 500 km ao longo do litoral leste/sul do país, indo desde o estado do Espírito Santo até o sul do estado de Santa Catarina.

No estado de São Paulo atravessa as três regiões litorâneas (Norte, Baixada Santista e Sul). Situa-se bem junto ao mar no Norte, como por exemplo em Ubatuba. Na Baixada, há uns poucos quilômetros de planície, na qual se estendem municípios como Praia Grande. E no Sul, na direção de Iguape, aumenta a largura da planície para algumas dezenas de quilômetros.

Junto à Grande São Paulo, a altitude da Serra ultrapassa os mil metros, chegando a uma média de 800m.

Serra do Espinhaço

http://br.geocities.com/sanctuaryhm/lavras3_belavista.JPG

Serra do Espinhaço está localizada no planalto Atlântico e se estende pelos Estados da Bahia e Minas Gerais. Seus terrenos são do período Proterozóico e contém jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro.

É responsável pela divisão entre as redes de drenagem do Rio São Francisco e as redes de drenagem dos rios que correm diretamente para o oceano Atlantico. É considerada reserva mundial da biosfera, por ser uma das regiões mais ricas do planeta, pela sua grande diversidade biológica.

A Serra do Espinhaço pode ser considerada a única cordilheira do Brasil, é singular em sua forma e formação. Há mais de um bilhão de anos em constante movimento, é uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales. Tem cerca de 1.000 quilômetros de extensão, no sentido longitudinal do Quadrilátero Ferrífero ao Norte de Minas e, depois de uma breve interrupção, alcança a porção sul da Bahia. Todo esse percurso apresenta uma diferença mínima de latitude, ou seja, sua largura varia apenas entre 50 e 100 quilômetros.

Entre os municípios que são cortados pela Serra do Espinhaço estão Porteirinha, Mato Verde, Espinosa e principalmente a cidade de Monte Azul onde se nota a melhor cidade para a observação dessa belíssima cadeia de montanhas.

Serra da Mantiqueira

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/dc/Serra_P4.JPG

Trata-se de uma formação geológica datada da era Arqueozóica que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude, ao longo das divisas dos estados de Minas Gerais,São Paulo e Rio de Janeiro. Na Serra da Mantiqueira existem diversas unidades de conservação, como a Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, dividida entre os três estados, o Parque Nacional do Itatiaia, dividido entre Minas e Rio, e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio (Minas) e Campos do Jordão (São Paulo).

A Serra da Mantiqueira integra o ecossistema da mata Atlântica e mata de araucárias, apresentando manchas remanecentes dessas matas bem como campos de altitude em seus picos mais elevados. Aliado a isso, uma vasta fauna nativa ainda pode ser encontrada nela, da qual podemos citar: veado campeiro, lobo-guará, onça parda, cachorro-vinagre, jaguatirica, paca, bugio, macaco sauá, mono, tucano, esquilo e ouriço-caixeiro.

Fonte: Wikipédia

5 comentários

  1. MuuuuitTo Tosto velho sem cáOo!

    zuera ta massa!
    =D


  2. Fala povo…..

    Site ficou massa hein…
    achei massa a ideia de colocar o trabalho no site….

    bjim…

    o licon pediu o telefone entaum ta ai …

    96945937
    Adrienne


  3. NhaA

    mtOo massa o trabai de vcs!
    GosteIi…
    do site…

    dPs vCs me ensInaM a fazer um ?

    BjOO

    pra todoO vCs!

    Nha

    =**


  4. o trabalho foi muito legal . pois obtemos informações diferentes observando as figuras foi bastante criativo


  5. massa
    a criatividade ta legal
    rsrsrsrsrs bjus



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: